loader

Cachoeiras

CACHOEIRA DA LAJE
A Cachoeira da Laje é um dos locais mais bonitos da ilha, talvez a mais divertida, pois oferece poços de águas límpidas, um escorregador natural com cerca de 30 m de comprimento, e uma ducha de água cristalina. Essa sequência de poços vai descendo a montanha até desaguar no mar. Na direção contrária, para o alto da montanha, há vários poços e quedas d’água para serem explorados. Essa trilha fica ao sul da ilha com aproximadamente 40 minutos de caminhada pela floresta, e passa dentro do Ribeirão da Laje. Atravessando o rio há uma pequena picada à direita, que leva para a queda principal e o grande escorregador.

CACHOEIRA DOS TRÊS TOMBOS
É possível parar o carro a poucos metros dessa cachoeira. São três quedas de fácil acesso à entrada para a Cachoeira dos Três Tombos fica em frente a entrada principal da Fazenda São Mathias, pouco antes da entrada para a Praia da Feiticeira. A primeira cachoeira tem uma forte ducha de mais de cinco metros de altura e um poço de cerca de 100m².  Mais ao alto, as outras duas quedas são alcançadas por uma trilha de 400 m de extensão. A segunda é pequena e dá acesso à laje por onde escorre a água que alimenta a primeira ducha. Já a terceira, a maior de todas, conta com um paredão de rocha de mais de 20 m de altura, de onde a água cai com bastante força diretamente sobre as pedras. Não há poço para mergulho, mas é possível aproveitar a ducha caminhando sobre as pedras grandes.
CACHOEIRA DO GATO

A cachoeira do Gato é a maior da Ilha Bela. Na visitação, em meio a mata atlântica, surge uma imagem de uma queda d’água de 80m de altura que escorre por uma parede rochosa, e numa segunda queda de aproximadamente 15 m. Essa refrescante água cai sobre um poço formando uma piscina natural. Essa cachoeira é vista até do mar pelos barcos que passam na baía de Castelhanos. A cachoeira do Gato é a mais visitada de Ilhabela por sua natureza exuberante. A força da água é que desce pela parede rochosa é intensa, mas um banho debaixo dessa gigantesca ducha é uma experiência inesquecível. A cachoeira só pode ser alcançada através de uma trilha localizada no lado esquerdo da Praia dos Castelhanos. A trilha leva cerca de 30 minutos de caminhada.

CACHOEIRA DA TOCA
A cachoeira da Toca é a mais conhecida de Ilhabela. Tem uma ducha forte, com cerca de 3 m de altura, e um grande escorregador com cerca de 50 m de extensão. A Toca, que dá nome ao local, é uma grande gruta ao lado da qual a cachoeira cai. O rio passa por dentro da gruta, desembocando num pequeno escorregador. O local era sede de um antigo engenho de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região. A cachoeira é explorada como atração turística pelo atual dono da fazenda, que cobra ingresso aos visitantes _crianças menores de 10 anos não pagam. Ali é possível ver de perto o alambique que produzia a cachaça. A entrada para a cachoeira da Toca fica logo no início da estrada de Castelhanos. Não há como se perder: existem varias placas indicando o caminho, e todo mundo na região pode indicar como chegar até ela.

 

CACHOEIRA DA AGUA BRANCA
A Cachoeira da Água Branca,está localizada ao lado esquerdo após a Guarita da Estrada Parque dos Castelhanos. É indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas. São cinco poços naturais com pequenas quedas de água, ideais para banho, sendo o primeiro a 100m do início da trilha. A pouco mais de 200 m do início da caminhada, chega-se ao Poço da Pedra. Além dele, ainda há outros dois grandes poços, como o Poço da Escada.

 

PARQUE DAS CACHOEIRAS

Um local propício para o ecoturismo, onde se pode observar os pássaros, caminhar em trilhas e avistar cachoeiras de 30 metros de altura, rodeadas pela Mata Atlântica. E o melhor: tudo isso em um único local de Ilhabela, no Parque Municipal das Cachoeiras. O Parque foi criado em 2004 no local onde antes funcionava a usina da CESP. Com cerca de 81 mil metros quadrados, a região é rica em espaços para diversos projetos, tanto ambientais e educativos quanto sociais e de pesquisa científica. Além de apreciadores da Mata Atlântica, o Parque Municipal das Cachoeiras também atrai amantes da fotografia, que podem registrar a beleza e biodiversidade natural da ilha, incluindo um deck para observação de aves que também conta com uma vista privilegiada para um dos cartões postais de Ilhabela: a Cachoeira da Água Branca.

CACHOEIRA DO VELOSO
A Cachoeira do Veloso presenteia aos visitantes um dos lugares mais paradisíacos de Ilhabela. O rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando três quedas, cada uma com mais de 50 m de altura. A primeira queda possui uma trilha de nível fácil, com um percurso de aproximadamente 35 minutos de caminhada. Ela cai sobre um poço com cerca de 70m²e 1,70 m de profundidade, permitindo alcançar com facilidade a parede da rocha onde o visitante sobe alguns degraus naturais para sentar sob a ducha que desce do alto da montanha.
Para as outras duas quedas, a trilha é mais íngreme e difícil, com um percurso de aproximadamente 40 minutos montanha acima, e em alguns trechos é necessário engatinhar segurando-se as raízes das árvores. A natureza recompensa o esforço com a visão dessas duas grandes quedas, uma para baixo do rio, num precipício de 50 m com uma linda vista do canal da Serra do Mar, no continente. A segunda queda está para o alto do rio, revelando uma parede rochosa com mais de 50m, onde a água desce da montanha.